Sobre nós

 

Este rancho foi fundado, a 8 de Agosto de 1998, por uma família desta freguesia, que com ajuda de outras pessoas formaram este bonito grupo e lhes deram o nome de Rancho Folclórico Estrela do Norte de Gondoriz, com o intuito de levar a diante a divulgação dos usos e costumes das suas gentes.
 
Os membros deste rancho envergam, nas suas actuações, trajes típicos e representativos, como traje de noivos, traje domingueiro, traje de festa, traje do campo, traje de meia senhora e traje de pastor.
 

 

No historial deste rancho destacam-se a realização de festivais etnográficos, bem como a edição em registo cassete, CD e DVD. É igualmente de salientar a realização de várias actuações ao estrangeiro, mais concretamente França, Suíça e Andorra.

A freguesia de Gondoriz tem como padroeira Santa Eulália, cujo culto, segundo conhecimento histórico, provem dos tempos de D. Dinis ou do seu filho D. Afonso IV.

Gondoriz é hoje considerada uma das mais belas freguesias do Alto Minho, devido ao seu património natural e á sua localização no curso do rio Vez, que é considerado o rio mais límpido da Europa. O património cultural desta freguesia é de grande riqueza, sendo de destacar motivos de interesse arquitectónico como cruzeiro de N. Senhora da Piedade, as capelas de S. Bentinho da Costa, de N. Senhora de Guadalupe, de Santa Ana, de S. Lourenço e de N. S. do Amparo, bem como o santuário de N. S. da Guia.

Gondoriz destaca-se ainda pela gastronomia, onde se pontificam os rojões á minhota e o cabrito assado no forno; pelo seu artesanato, que inclui praticas como a tamancaria e o fabrico de queijo de gado cacheno, apenas dois produtos entre os muitos que dão fama a esta bela freguesia.

 

 

Matança do Porco

20-03-2016